Olá!
Que tal sair do comum e quebrar o preconceito com as cores escuras?!
Pois é hoje vim falar de um assunto muito interessante no design, o uso das cores, ainda pretendo falar sobre cores no geral e toda a influência que elas podem ter no nosso humor e em nosso ambiente, mas hoje vou focar especificamente nos tons escuros!
Existe muito preconceito e medos em pintar paredes com cores escuras dentro de casa, mas quando aplicado corretamente os tons escuros podem tornar a casa ainda mais elegante, descolada e única.
Um erro comum é pensar que as cores escuras deixam a casa sombria e diminui o ambiente, não é bem assim que funciona, claro que não fazendo da maneira correta essas características podem realmente aparecer, então vou dar 5 dicas e motivos para ajudar você a pensar sobre o assunto conhecer o potencial das cores escuras e escolher o melhor local para sua nova parede incrível e fazer essa mudança sem medo!
1. Use uma parede escura para tornar o ambiente mais profundo!
Ao contrário do que muitas pessoas dizem as cores escuras não diminuem o ambiente.O que acontece é que quando usamos apenas um tom claro nas paredes essas cores refletem a luz e tiram a atenção dos limites das paredes, não deixando evidente onde termina uma parede e começa a outra confundindo a nossa visão e fazendo desse ambiente um lugar amplo e iluminado, porém sem profundidade, agora se você incluir apenas uma parede escura, ela tornará os limites bem visíveis além de proporcionar aos nossos olhos a ilusão de distância da parede,
pois quando olhamos fixamente para um ponto toda área escura parece mais distante a nossa vista e tudo que é claro parece mais próximo de nós.
Por isso não é aconselhável que você pinte o fundo de um corredor ou ambiente no formato retangular com uma cor forte a não ser que seja sua intenção torná-lo ainda mais profundo, o ideal é pintar a parede lateral de ambientes compridos. veja o exemplo:
Perceba como nessa sala ao pintar a parede mais curta de preto tornou um ambiente que já era longo ainda mais profundo, e nesse quarto ao pintar a parede mais longa do ambiente o fez parecer mais espaçoso.
E nessa cozinha pequena e retangular, ter tons de cinza nas laterais maiores fez o ambiente parecer mais proporcional e equilibrado, além de destacar os móveis brancos.
2. Parede de destaque.
Os tons mais escuros são perfeitos para chamar a atenção e sair do comum, tudo que uma parede de destaque precisa, além de deixar o ambiente muito mais elegante e descolado com apenas uma mão de tinta!Só não esqueça! Complemente a parede comum item interessante pode ser quadros, fotografia, arte, um lindo relógio ou qualquer outro elemento, como um móvel e objetos decorativos, não é muito adequado deixar uma parede escura vazia.
3. Contraste e valorização das cores claras.
Criar um fundo escuro, além de torná-lo um ponto de atenção para os olhos também ajuda a valorizar aqueles toques da sua cor clara favorita, como no exemplo a seguir, note que o azul escuro faz com que os tons de rosa claro e madeira natural se destaquem, assim como o lindo desenho do lustre, se não existisse esse contraste detalhes como a manta na escada e o lustre passariam despercebidos.
Na segunda imagem o cinza valoriza a esquadria branca da janela e cria um lindo fundo para o sofá no tom de linho.
4. Ilumine!
Um dos motivos para as pessoas acharem que paredes escuras diminuem o ambiente é porque tons escuros tendem a não refletir a luz como tons claros e um ambiente bem iluminado é o que o torna amplo e agradável, então para amenizar essa característica use uma tinta de acabamento acetinado que proporcionará uma melhor reflexão da luz.
Faça uso de spots de iluminação, use abajures próximo a parede mais escura e inclua espelhos que ajudam a refletir a luz. E tenha certeza de ter uma boa iluminação natural!
O acabamento brilhante da parede ajuda a refletir a luz mesmo a tinta sendo escura. |
Projeto de iluminação direcionado às paredes deixam o ambiente mais aconchegante. |
O uso do espelho e dos abajures compensam a falta de luz natural no ambiente. |
5. Use cores escuras em todo o ambiente para criar um clima mais intimista e aconchegante!
Se você quer aquele lugar para se refugiar em um dia frio com uma cobertinha e ter um momento tranquilo, aconchegante e romântico, não se preocupe muito com a claridade, invista numa iluminação amarela e aposte em texturas e cores mais escuras e quentes como os tons terrosos, marrom, tijolinho a vista, cinzas e não apenas em uma mas em todas as paredes!
Esses tons nos trazem emoções fortes e nos ajudam a relaxar!