Eu sempre fui uma fã das panquecas americanas, e agora já tem anos que se tornou uma das minhas especialidades aqui em casa. Vou te passar a receita base e dar algumas dicas de como personalizar a sua receita!
As panquecas são ótimas formas de fazer as crianças comerem um bom café e dão um ar especial ao momento! Elas também podem ser feitas em formatos variados adicionando diversão!
Ingredientes:
1 ovo
1/2 xíc. de leite
1 col. sopa de óleo
5 col. sopa de farinha
2 col. sopa de açúcar
1 col. sobremesa de fermento
Essência de baunilha a gosto
Modo de preparo:
Misture os líquidos em um bowl, mexa com um garfo mesmo, adicione a farinha e a açúcar e mexa até ter uma massa homogênea sem grumos, adicione o fermento e a essência e misture levemente.
O resultado deve ser uma massa mole mas grossa que não escorra tão facilmente, sua aparência deve ter bolhas de fermentação.
Em uma frigideira em fogo baixo, coloque 3 colheradas da massa no centro da frigideira, tampe com e aguarde até que a massa levante furos e esteja levemente cozida por cima, vire a panqueca antes que o meio da massa cozinhe.
Dessa forma você terá panquecas bem fofinhas, altas e perfeitamente coradas!
Lembre que o fogo deve estar bem baixo, se for necessário desligue o fogo por alguns segundos e depois ligue novamente. você pode untar sua frigideira, mas não deixe com excesso de gordura.
Agora para personalizar sua receita!
Minha dica é, faça a receita básica uma vez, observe a textura. Na próxima vez, se quiser personalizar, tente obter a mesma textura com algumas mudanças. Por exemplo:
No lugar do leite eu já utilizei água.
Muito útil para quem é intolerante à lactose. Ou está sem leite no momento.
Aqui você pode usar um pouco mais de óleo ou seguir a próxima dica.
Já fiz com dois ovos ao invés de um para ficar mais rica.
Nessa receita eu diminuí a quantidade de líquido.
Já coloquei banana na massa.
Tanto amassada quanto em pedaços. Você precisa observar a quantidade de farinha.
Gosto de saborizar com outros ingredientes como canela.
Uso bastante canela no lugar da Baunilha, mas você pode usar os dois.
No final o resultado será sempre parecido se a massa tiver a consistência certa, de modo que ela escorra levemente na frigideira, e a fermentação certa, para levantar a bolhas de ar logo no início do cozimento.
Você pode fazer a mais e congelar as que sobrarem. Elas continuam saborosas e ficam como um coringa naqueles dias mais corridos!
Para descongelar coloque no micro-ondas ou na sanduicheira.
Bom café em família para vocês!
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua opinião ou sugestão do próximo assunto!